Criar um Site Grátis Fantástico
Dicas
Dicas

1. Grãos de café

A escolha dos grãos é essencial para você conseguir extrair um café expresso “campeão”. Até os baristas experientes terão problemas para fazer um café gostoso com grãos de qualidade inferior. Quando for comprar, procure escolher aqueles que levaram mais tempo na torra. Os grãos de café arábica são um dos mais indicados para o preparo do expresso, pois eles trazem um equilíbrio intenso entre aroma, sabor e amargura.

2. Qualidade da água

Dê preferência sempre à água mineral. Mesmo se for retirada do filtro, a água ainda pode ter gosto. Antes de colocar na máquina de café expresso, você também deve verificar a temperatura. A água muito fria ou muito quente interfere diretamente no sabor do expresso. 90 graus de temperatura é o recomendável.

3. Quantidade de água

O café expresso tradicional deve ser servido com 50 ml de água. Já o curto tem uma dosagem de 30 ml. Essas quantidades são consideradas ideais para proporcionar o melhor do aroma e do sabor do café.

cafe-expresso-02

4. Quantidade de café

A quantidade de café utilizada no café expresso também deve ser considerada. Ela deve ficar entre 7 e 9 gramas. Um pouco mais ou um pouco menos do que isso pode comprometer o resultado final.

5. Moagem do café

A moagem também é um fator importantíssimo para a extração de um bom café expresso. Uma moagem muito grossa pode deixar a bebida fraca, enquanto uma moagem muito fina pode produzir um café forte e amargo. O ideal é encontrar um equilíbrio e regular o moedor para uma moagem intermediária.

6. Tempo de extração do café expresso

O período de extração está diretamente relacionado à moagem. Se o moedor da máquina de café expresso produzir um pó grosso, o tempo para tirar o café será mais rápido. Logo, o café ficará fraco e não terá nem mesmo o creme. Já o pó mais fino vai originar uma extração mais longa. Consequentemente, o resultado será um café extremamente forte ou amargo. O tempo ideal de extração do expresso fica entre 25 e 30 segundos.

cafe-expresso-03

7. Creme do café expresso

O creme do café expresso é o grande segredo que dificilmente conseguimos acertar em casa. Ele serve para manter o café sempre quentinho, além de ser útil para conservar o aroma. Para produzir um creme consistente, você deve observar o tempo de extração, como falamos acima. Se o café sair muito rápido, você corre o risco de ficar sem o creme na bebida. O creme ideal tem uma coloração puxada para marrom claro e não se dissolve. Ele permanece grudado na xícara até o último gole.

8. Mexer o café expresso

Uma dica importantíssima para melhorar a qualidade do seu café expresso é dar aquela famosa mexidinha com uma colher. Mesmo que você não adicione açúcar ou adoçante, misturar o expresso vai fazer com que os aromas se combinem e deixem o café mais saboroso.

9. Xícara para servir o café expresso

Seja longo, tradicional ou curto, o café expresso deve ser servido em uma xícara aquecida. Você pode não reparar, mas os bares, padarias e cafeterias mantêm as xícaras quentinhas. Se você servir um expresso eu uma xícara fria, a bebida vai esfriar mais rápido.

cafe-expresso-02

10. Açúcar no café expresso

A questão do açúcar no café expresso é relativa e até um pouco polêmica. Muita gente prefere tomar o café puro, assim a sua essência não se perde junto ao ingrediente. Mas como o paladar é algo muito próprio, cada pessoa deve apreciar o café ao seu modo. A dica que deixamos é que você prove o expresso primeiro sem açúcar. Só assim você vai descobrir se o sabor original vai te agradar. Se estiver um pouco amargo, não há nada de errado em adoçar um pouco. O importante é você sentir prazer ao saborear o expresso.